Bissau, 26 de Agosto de 2009
Faz hoje um mês que chegamos ao tão desejado destino...Guiné-Bissau!
A uma Guiné tão falada, tão sonhada, tão vivida a uma distância que estava longe de traduzir o que é estar de facto nesta terra "sabi"!
Tudo o que pudéssemos ter idealizado foi completamente absorvido e transformado por todas nós, de modo diferente, em que cada uma foi encontrando as suas referencias, as suas pessoas, a sua missão!
Passada a inicial fase da "lua-de-mel" num misto de histerismo, alegria e entusiasmo, começamos a descer à terra e a adaptarmo-nos a uma realidade que também tem as suas peculiaridades. Porém, algo em nós permanece como uma constante...os sorrisos na nossa cara denunciam o nosso deslumbre e encantamento.
Após a primeira semana, iniciamos o trabalho – a primeira formação de formadores. Estivemos a trabalhar com jovens que têm um enorme potencial, o que nos deixou a todas muito entusiasmadas e com imenso orgulho. Foi um privilégio conhecer estas pessoas e posteriormente ter oportunidade de trabalhar com alguns deles já em Mansoa.
Terminada esta primeira fase, embarcamos então na nossa segunda viagem – Mansoa – para acompanhar a 4ª edição da Escola Nacional de Voluntariado, trabalhando com alguns destes recém-formadores.
A chegada foi um tanto ou quanto atribulada o que fez com que tivéssemos que nos adaptar a uma realidade completamente inesperada. Mas superadas as primeiras provas (sobretudo as picadas dos mosquitos e restante bicharada que nos acompanhava dia e noite), Mansoa foi até agora o grande auge do projecto, onde nos sentimos verdadeiramente a viver os 4 pilares...o trabalho correu igualmente muito bem, estamos muito orgulhosas do trabalho que os nossos ex-formandos fizeram e muito satisfeitas com a grande capacidade que os jovens formandos (campistas) têm em nos surpreender positivamente a cada dia! A interculturalidade foi vivida ao máximo, intensamente partilhada e enriquecida por pequenos tesouros que guardaremos para sempre nos nossos corações ("catai agua"; "fete-feti" ropa; "sujaboca"; "andorinha"; "tisi cabelo"; "dispidida é ka sabi"; "dama e boy da noite"; "play-back no Zabala"; "cuntchurro"; "arruz arruz arruz"; "djanti djanti"; "na bin, na bai"; "te logo, te logo"; "passerelle de Mansoa"; "Ahgui&Agui"; "Nha homenagem pa bo..."; entre outros...).
O grupo esteve sempre unido, dando no entanto tempo e espaço para que cada uma fizesse a sua própria descoberta pessoal...espalhávamos magia por onde quer que passássemos...Cada uma à sua maneira viveu momentos únicos e inesquecíveis, descobrindo emoções e potencialidades que apenas é possível descobrir num sítio humanamente tão cativante e poderoso!
Foi sem dúvida um enorme desafio que pôs à prova os nossos limites e a nossa entrega a algo que é muito mais do que desenvolvimento pessoal...uma verdadeira lição para a vida!
A viagem de regresso a Bissau foi no mínimo surreal...cenas do próximo episódio...a não perder!
Mantenhas pa abós...
Aissatou
Aua
Moussu
Mariama
:)
NDM Guiné-Bissau 09
Marta Ceitil, Andreyna Caíres, Alexandra Abelha e Telma Santos