Friday, October 8, 2010

1ª Formação… check!!!


Djamtum,


Chegámos ao fim da nossa estadia em Gabú. Agora que nos começámos a familiarizar com o local, iremos partir para uma nova aventura. Um certo saudosismo começa a instalar-se…
O trabalho deu outro sentido à nossa experiência. Apesar de todos os constrangimentos, conseguimos sentir a utilidade e pertinência da nossa formação na vida destas pessoas. O que estamos a fazer é uma ínfima gota num oceano imenso, mas acreditamos que poderá fazer a diferença. O que nos conforta é a reflexão que os nossos formandos têm feito acerca das suas capacidades e potencialidades, o que os ajuda a sonhar. Sentem-se mais motivados, mais valorizados, mais capazes e nós sentimo-nos gratos por ter alguma influência neste processo. Ao incluírem-nos nos seus processos, incluíram-nos também nas suas vidas. Nô Djunta Mon! Isso tem feito toda a diferença, especialmente nesta África tão diferente daquela que imaginámos.


Estamos no interior da Guiné-Bissau, com um calor abrasador, sem mar, em período de Ramadão e com tudo o que isso implica: rezas que saem dos altifalantes vindos da mesquita e que despertam toda a comunidade (incluindo nós!) às 5h da manhã, o jejum dos nossos formandos, o fecho das discotecas, a proibição de toda e qualquer manifestação de euforismo, entusiasmo e alegria… resta-nos a experiência genuína de estar e sentir esta realidade!
É neste contexto que nos sentimos a mudar: a Mariana já mata bichos em massa e curte “o seu paludismo”, a Rute para surpresa de muitos virou doméstica e tem-se mantido calma e saudável (foi a única que ainda não adoeceu), a Paula já não ama todas as crianças do mundo e já não espasma a rir (a cena da coordenação deve ter-lhe subido à cabeça) e o João desenvolveu uma estranha e controversa amizade pelo Zefir (um galo que noutras circunstâncias já tinha marchado!). E mesmo nestas circunstâncias descobrimos a Chefra que há em nós!


A próxima paragem é Cuntuboel, um local que tene tudo pabo (Ina sibidu).


Até más,


Beijinhos, abraços e muitas saudades,
João Pedro
Mariana Paula
Paula Cristina
Rute Isabel


NDM10 Gabú e Contuboel

No comments: