Thursday, September 13, 2007

Os Projectos Nô Djunta Mon 2007

Os meses de Julho e Agosto do Gabinete de Cooperação foram pautados pelo intenso trabalho de preparação dos 11 voluntários que integram este ano os três projectos Nô Djunta Mon (projectos de voluntariado para a cooperação).
Os projectos têm a duração de dois meses e tiveram início, para a Equipa de Cacheu (Guiné-Bissau), dia 10 de Agosto, e para a equipa de Bubaque (Guiné-Bissau) e Cabo Verde dia 7 de Setembro.

Em Cacheu o projecto está a ser realizado por 4 voluntários (Cátia Lopes, André Azevedo, Teresa Bolas e Sara Dias) que estão a dar formação na área da Animação Comunitária, em Elaboração de Programas de Rádio, Formação em Voluntariado e Formação em Saúde de Base. Estas actividades estão enquadradas no
projecto de combate à desnutrição “Nô Kume Sabi” que o ISU desenvolve em Cacheu desde Janeiro.

Em Bubaque, a equipa é composta por outros 4 elementos (Joana Deus, Patrícia Oliveira, André Matos e Miguel Santos) que irão trabalhar em parceria com a ONG Guineense FASPEBI numa Formação de Língua Portuguesa e Informática com Professores do Ensino Básico e Secundário. A Organização e Dinamização de um Museu de Arte Bijagó e a Elaboração de um Boletim Informativo e de um Programa de Rádio são também outras das actividades que irão desenvolver. A primeira semana do projecto será passada em Bissau onde em parceria com o PVNU irão realizar uma Formação em Voluntariado para várias técnicos e voluntários de Associações e ONG's locais.

Em Cabo-Verde, primeiramente na aldeia de São Pedro na ilha de São Vicente, os três voluntários Ana Miranda, André Bordeira e Maria do Céu Marques em parceria com a ONG Atelier-Mar planearam várias actividades : construção de uma Biblioteca e Formação dos respectivos Bibliotecários, Formação de Pedagogia e Psicologia para as Educadoras de Infância e Professores do Ensino Básico e Formação na área do Associativismo para os jovens de São Pedro. No final do primeiro mês de projecto partem para Santo Antão, para a Vila de Porto Novo, onde no Centro Juvenil da Caritas de Porto Novo, já antigo parceiro do ISU, darão formação na área do Micro-Crédito e Informática aos animadores desta ONG e de Voluntariado aos Professores.

Boa sorte às 3 Equipas!!!

5 comments:

sandra said...

mais um ano de sucessos, viagens e contributos únicos! torço para que a sorte esteja sempre ao nosso lado, um grande beijo*

Joana said...

A todos quero dar os meus Parabéns pela iniciativa, muita sorte e coragem para quem está no "terreno"!
Contribuam para a educação e formação, para uma vida melhor de quem vos recebe com grande alegria (com toda a certeza)!!

Um beijo especial para a Maria, que se encontra em Cabo Verde, concretizando um dos seus projectos de vida: "dar-se" em prol da educação e desenvolvimento social dos outros!

Anonymous said...

foi com enorme alegria que encontrei este blog. eu chamo-me Cristiana e gostaria muito de adquirir o endereço da irma solange... Felizmente ja estive em cacheu onde conheci as irmas e o fantastico projecto... Os meus PARABENS PARA TODOS... o meu mail é cristiana_martinscb@hotmail.com se poderem conseder contactos ficaria muito grata a todos :-)

NÔ DJUNTA MON said...

Olá Cristiana já tens os contactos?

Cátia Lopes

NÔ DJUNTA MON said...

Olá Cristiana, já tens os contactos das irmãs?

Cátia