Tuesday, October 2, 2007

O que se faz num projecto Nô Djunta Mon, o que se muda, o que se sente...?


“Chegámos finalmente a S. Vicente – Cabo Verde… Já se sente o calor! Quente..abrasador..
No aeroporto tínhamos à nossa espera à Mami e o Eurico..as pessoas que nos acompanharam ao longo da nossa caminhada por S. Pedro.
Carrega, descarrega, caixotes e mais caixotes de livros! Missão Cumprida!

Viagem até ao Mindelo na bela da Hiace! E começou logo a sentir-se o gostinho a Cabo Verde..o crioulo é ouvido pela primeira vez!
Estamos no Mindelo, conhecemos as nossas instalações..nas quais ficaremos até dia 15 de Setembro. E nós com tanta vontade de conhecer S. Pedro! Como será?
Dia 10 de Setembro fomos com o Eurico e o Toy (grande companheiro de aventuras) conhecer a Escola e Comunidade de S. Pedro. Dia 13 iniciámos a formação em Bibliotecas, da parte da tarde, e a Professores e Educadores de Infância, da parte da manhã.
No dia 15 se Setembro mudámo-nos do Mindelo para S. Pedro e demos o nosso primeiro mergulho no imenso mar azul...

No dia 17 de Setembro iniciámos a Formação em Associativismo Juvenil e conhecemos os nossos mais fiéis amigos, os jovens de S. Pedro! Com eles fizemos uma caminhada ao farol, uma festa surpresa para comemorar o aniversário da Maria (dia 21/09/07), comemos Cachupa de Cevada, fomos à Missa, dançámos Kola Son Jon e Zuk, mergulhámos no mar vezes sem conta, comemos Cus-Cus, brindaram-nos com uma dança da Floribela, comemos Moreia Frita, tivemos uma festa de despedida no dia 28/09/07 e uma animação comunitária na Praça de S. Pedro… E o tempo voou… duas semanas em S. Pedro! E tudo soube a pouco… Queríamos mais! Ficaram Saudades! Muitas! Ficou também:
- uma biblioteca organizada, cheia de livros, pronta a ser utilizada pelas crianças, jovens e comunidade;
- um grupo de jovens formados em Associativismo Juvenil que fez uma teatralização e uma palestra sobre a importância do mesmo;
- um grupo de professores e educadores com mais conhecimentos em Direitos Humanos e Dinâmicas Pedagógicas.

Pelo meio de tudo isto ainda voltámos ao Mindelo para realizar o Workshop do GAE, onde estiveram presentes vários jovens que vão estudar para Portugal. Tivemos a oportunidade de conhecer a localidade de “Pedra Rolada” e o centro Juvenil, com o apoio do Frei Silvino. Também aqui se notam as marcas da passagem de equipas anteriores do Nô Djunta Mon.

… E agora chegámos a Porto Novo, prontos para a segunda fase deste projecto, cheios de saudades de tudo o que ficou em S. Pedro e de ouvirmos as crianças a gritar na rua: “MARIA BIA”, “ANA”, “ANDRÉ”!!!
MAS também com muita curiosidade e vontade de avançar e descobrir o que mais nos reserva este projecto!”

Ana, André, Maria :: 30/09/2007, Cabo Verde ::

3 comments:

Joana said...

Que bom, que bom, que bom!!! Foi ler notícias da vossa equipa e da nossa querida Maria!!

Maria Bia? Então porquÊ?

Sente-se nas palavras o orgulho e satisfação da missão, as experiências ricas a fervilharem, as emoções tantas à flor da pele, o sentir de uma cultura com tanto para dar, ensinar, receber e aprender!

Boa sorte para a concretização em Porto Novo!! Boas formações!
Até um dia destes :)

Joana Viana

Mónica said...

Ana, André é bom saber que estão bem e que a vossa preciosa passagem por Cabo Verde está a exceder as vossas expectativas. É pelo menos, o que se sente ao ler o vosso primeiro (de muitos, espero) post!

Minha querida amiga, é bom saber de ti, saber que estás bem e a adorar o que estás a fazer! Parece que estou a ver-te a contar ao pormenor todas as aventuras, sempre a sorrir! Imagino o que é poderes estar a concretizar um sonho que já tem tanto tempo! Sabes que estou feliz por te saber feliz também e que foi óptimo ver-te. Que já temos saudades nem vale a pena dizer, já tínhamos mesmo antes de ires embora.

Tudo o que quero é que continuem felizes! Vão passando para vos vermos.

Porto Novo deve ser lindo também!

Que o tempo passe ao ritmo que querem, nem mais depressa nem mais devagar. Que dê para aproveitarem cada bocadinho dessa terra que sonho maravilhosa!

Beijos para todos! Saudades tuas,

Joana Marques

fernando said...

Olá Maria e companheiros,

Fico cheio de inveja vossa, não só porque não conheço essas paragens, mas principalmente pelas experiências riquíssimas que seguramente vão ter por aí!

Espero que se divirtam, aprendam muitas coisas e ajudem a aproximar ainda mais os nossos dois povos!

beijinho e felicidades!

fernando