Tuesday, September 11, 2007

Testemunhos dos Voluntários que estão em Cacheu - Guiné-Bissau


O André Azevedo,a Sara Dias, a Cátia Lopes e a Teresa Bolas, partiram dia 10 de Agosto para Cacheu onde estão a desenvolver um Projecto com as Irmãs Franciscanas de sensibilização de gestantes e das comunidades para o uso de uma Papa Multimistura de Combate à Subnutrição Infantil que compõe ingredientes nutritivos cultivados na Guiné-Bissau.

Passado um mês chegam-nos notícias ao ISU!


"Olá Pessoal de Lisboa. Aqui vão algumas notícias da equipa NDM Cacheu 2007. Já estamos cá quase há um mês e já muita coisa aconteceu e já muito vivemos. Logo na chegada fomos carinhosamente bem recebidos pelas Irmãs Terezinha e Solange. a viagem até á Pensão Central deu para começarmos a sentir um pequeno cheiro daquilo que iríamos viver ao longo de dois meses. Chegámos á Pensão Central e finalmente conhecemos a avó do Isu: a D. Berta. A d.Berta fez questão que ficássemos a passar a noite com ela para lhe fazermos um pouco de companhia. No dia seguinte, fomos com as Irmãs para Canchungo para tratarmos dos pormenores da formação na RENAJ. Conhecemos então o Nael e o Vladimir que são os responsáveis da RENAJ e nos trataram de uma forma muito calorosa. De seguida, fomos finalmente conhecer a nossa casinha muito bonita,um pouquinho ao jeito do sítio do picapau amarelo. Lembram-se? Em Cacheu temos porquinhos pela rua, muitos galos e galinhas sempre a cantar e também muitas cabritas. Tudo isto no meio do imenso verde. As duas semanas qeu se seguiram foram por conta da formação que demos na Escola de Voluntariado em Canchungo onde a Sara e a Teresa deram formação em metodologia de projecto e o André e a Cátia formação em voluntariado, associativismo. Na segunda semana, a Teresa e A Sara foram para Cacheu trabalhar com os sensibilizadores e o André e Cátia ficaranm mais uma semana em Canchungo a dar saúde sexual reprodutiva. Muito bom! Na semana seguinte tivemos a grande inauguração do Projecto "Nô Kume Sabi" com uma peça de teatro feita pelos próprios sensibilizadores e uma apresentação em vídeo das irmãs apresentada pela Irmã Luciane e o André. Entretanto, a Cátia e o André começaram a formação em voluntariado com os jovens das associações de Cacheu onde pretendemos fazer a divulgação da multimistura. Eles mostram-se entusiasmados em ajudar na divulgação deste projecto. No fim-de-semana passado fomos com as Irmãs passear para uma praia de Canchungo e comer camarões á beira rio. foi lindo!!! e como diz a Teresa: as irmãs são grandes e são lindas!!! Viemos hoje a Bissau tratar de uns assuntos e tar um pouco com a D.Berta. Por agora as novidades são estas, há muito mais para contar, mas o tempo é pouco e a internet custa caro. Beijos da equipa toda para o ISU, amigos e familiares!!!Estamos todos cheios de saudades!!!!!!!! Nô sta djunto!!!"

4 comments:

NÔ DJUNTA MON said...

Saudadi manga del!

beijos
Cátia Lopes

Associação de Cooperação com a Guiné-Bissau said...

Olá

Nós somos uma Associação que desenvolve actividades de voluntariado na Guiné-Bissau.

Deste modo venho dizer que me deixa um grande sorriso ver que também há muitas outras pessoas a lutar pelo mesmo que nós, que é uma melhor Guiné-Bissau para todos.

Desejo muitas felicidades para o vosso trabalho,e se pudessem ficávamos muito agradecidos que deixassem uma marca no nosso Blog.

Com os melhores cumprimentos,

Associação de Cooperação com a Guiné-Bissau

NÔ DJUNTA MON said...

Obrigada à Associação.

Vou "passar" pelo blog!

Cumprimentos,

Cátia Lopes
NDM07 Cacheu - ISU

Buzio Reis said...

Fico muito feliz por ver que estão ai por Cacheu onde eu estive 3 anos.
No meu tempo havia um contentor que era da Gabriela o Restaurante Capitão Mor e o Hotel Baluarte.
A caminho de S. Domingos pelo Rio Cacheu há um braço que vai parar a Megunde hipoteticamente o primeiro ponto de contacto dos portugueses.
Em frente teem Elia onde existem ainda umas correntes do tempo da escravatura.

Não sei se ainda esta por ai o Albino Djata, felupe que foi sub-director do Hotel Baluarte.
Bons tempos em que a noite pescava no cais e apnhava garoupas deliciosas