Tuesday, September 16, 2008

Das terras de São Tomé...

Bomjaô!

Desta terra calorosa queremo-vos enviar as principais notícias destas primeiras semanas...

Sensações...
A nossa recepção não podia ter sido melhor com o belo abraço e sorriso do famoso Pastor Franscisco e simpática Lili! Deitar cedo e cedo erguer tem sido o nosso ritmo "leve leve". Temos sido aprendizes no regatear do mercado, usando e abusando da expressão: "Che, carrro!?" Intensa e diferente foi a nossa experiência no culto do domingo passado, no qual fomos apresentadas à comunidade da Igreja Evangélica… Ao andarmos pela cidade as expressões de piropo são muitas, mas a mais acertada e recente é como nos categorizam de "Massa bruta; Pacote e Só canina!" Temo-nos deliciado desde o “mata bicho” ao jantar, tentando sempre experimentar os produtos santomenses. A descer ou subir do bairro Riboque já ouvimos o nosso verdadeiro nome o que nos transmite um sentimento de pertença a este belo bairro!Nos momentos seguintes, o trabalho apressou de ritmo, e, já não foi tão “leve leve”.

Sobre o trabalho...

Local: Cidade de S. Tomé
Intervenção: Workshop de Introdução à Universidade com Estudantes BolseirosPonto de Situação: Reunimo-nos c o Ministro da Educação e a Responsável pela Secção de BOLSAS. Foi mostrado grande interesse e disponibilidade para a realização do workshop, donde se agendou o mesmo para dia 10 de Setembro, com previsão de 50 alunos bolseiros.Além disso, foi proposto ao ISU organizar uma sessão de orientação profissional (acesso ao ensino superior) que irá ser agendada para o mês de Outubro.Reunimos com o actual Director da DGESTS - Félix Vicente e com o Sub-director do Liceu Nacional, A divulgação vai ser através da rádio e a equipa fará cartazes... mas estamos à espera que saia o resultado dos bolseiros seleccionados.Temos o apoio do Weston e do Ice ( estudantes S. Tomenses a estudar na Universidade do Algarve) para dar o testemunho e apoiar no Workshop.


Local: Bairro Riboque - Casa da Sopa
Intervenção: Capacitação do grupo de animadoras e animadores em Animação infantil: Lili, Sónia, Abdolai e Walton.
Ponto de situação: Foi identificada pelo grupo a necessidade de mostrar à comunidade o trabalho que a Casa da Sopa tem vindo a desenvolver... Foi necessário desmistificar a ideia da equipa NDM 2008 vir para trabalhar directamente c as crianças...No total de 5 sessões, fez-se o diagnóstico e planeamento geral. O trabalho tem corrido bem, no entanto o processo de chegar a ideias claras e objectivas tem sido lento. É de referir contudo que o grupo está motivado e com vontade de trabalhar. Assim, nas próximas 3 semanas decorrerão actividades de preparação para uma “Actividade em grande” que reunirá as várias áreas de trabalho da casa da sopa, como a dança, a música (coro), o teatro, as artes plásticas e o artesanato. Pensou-se, assim, num desfile de moda c materiais reutilizáveis, complementado com uma exposição de trabalhos.
Sendo que a formação foi uma necessidade apontada pelo grupo, estabeleceu-se contacto com o Centro de Formação Profissional do Budo Budo, tendo ficado uma porta aberta para possível integração dos monitores da casa da sopa nas formações – especificamente de acção educativa e trabalho comunitário.


Local: Roça Água Izé
Intervenção: Capacitação do Grupo de Animadores Juvenis em Gestão de Projectos
Ponto de situação: Houve uma proposta de alteração de data para o início da formação em Gestão de Projectos. Existe uma incerteza em relação ao calendário. Espera-se uma resposta final por parte do Missionário Ivanor.

Nô Djunta Mon S. Tomé 2008 - ISU Faro

Inês, Rita e Milai


1 comment:

Anonymous said...

Olá sou de Portugal e sou madrinha de uma das crianças da casa da sopa.
têm mais informação sobre este tipo de actividades?

Grata