Wednesday, September 24, 2008

Mantenhas dos Voluntários NDM Bissau




Já lá vão oito semanas de estadia em Bissau, das quais sete foram dedicadas a formações.

Começamos com duas formações nas áreas de Português e Matemática, integradas no Curso de Educadoras de Infância, no Liceu João XXIII. O que inicialmente parecia ser um trabalho difícil, dadas as dificuldades das formandas, sobretudo no domínio oral da Língua Portuguesa, rapidamente se revelou uma tarefa estimulante e gratificante. Dado o empenho e interesse do grupo, bem como o ambiente de partilha e à vontade que se foi gerando ao longo das sessões, foi possível atingir com êxito os objectivos a que nos propusemos. Sentimos que estas formações foram tão enriquecedoras para nós como para as futuras educadoras de infância. No final, ficámos emocionados ao sermos presenteados com uma actuação musical e dramática, organizada pelas nossas formandas, mostrando-nos o quanto aquele mês de trabalho tinha sido importante para elas, não só pelas dificuldades que conseguiram superar, como pela relação de amizade que se criou.

No segundo mês esperava-nos a Formação em Animação Juvenil e Comunitária com jovens de várias associações guineenses. Questionávamo-nos se seria possível revelar-se uma experiência tão gratificante quanto a primeira... até porque o atraso inicial, devido ao surto de cólera, fez com que nos sentíssemos um pouco desmotivados.

No primeiro dia de formação, com membros de associações de Bissau, rapidamente nos apercebemos de que tínhamos um grupo, ainda que com características muito diferentes do anterior, muito participativo e estimulante. Aguardava-nos a árdua tarefa de conseguirmos corresponder às elevadas expectativas que este tinha em relação à formação. Terminada a primeira fase desta actividade, somos levados a admitir que afinal existe um Amor como o primeiro...

Iniciámos esta semana a segunda fase desta formação, com um grupo de jovens de associações de várias regiões do país e estamos empenhados em garantir mais uma vez uma experiência de enriquecimento mútuo.

Mantenhas para todos.
Equipa Nô Djunta Mon Bissau 2008




Tânia Vicente, Rita Fraga, Margarida Madureira e Tiago Pinto

No comments: