Wednesday, September 24, 2008

Descobrindo a "Morabeza" em Cabo Verde




Já em terras de São Vicente, lembramos com a alegria as despedidas de Santo Antão… a cachupa na panela, o ponche a encher os copos, a porta que não se fecha, os sorrisos que se despedem e os abraços que se apertam.

Arrumam-se as últimas malas, a porta já esta trancada, agora os olhares fotografam locais de rotina e de passagem; mais um abraço ao Sr. João e aí vamos nós… “Neste barco levamos motivação para mais uma missão em São Vicente!”

“Mami, Mami!!!” Eis a nossa madrinha querida no cais!

Reunião de validação e pormenores acertados, tudo nos espera em Salamansa! Aldeia de gente rica pela simplicidade, pés descalços e reguilas saltitam aqui e ali, sorrisos curiosos se aproximam. Aos poucos, o conhecimento e a partilha tornam-se momentos de alegria e cumplicidade. Nós provamos a cachupa e eles o arroz doce.

O acolhimento destes novos amigos traduz-se agora na famosa morabeza que em Portugal tanto ouvia-mos falar: os jantares em casa de uns e o futebol na casa de outros, lembram-nos a família de Portugal pelo seu carinho, gosto e boa vontade.

Nestas duas semanas que se passavam, duas formações se concretizavam: a Joana e a Paula trabalhavam o associativismo juvenil com os jovens desenhando esboços de amizade, enquanto a Vanda e o Fábio se empenhavam na gestão associativa com as mulheres da comunidade. Pelo meio dois workshops do GAE limaram ainda as últimas dúvidas dos estudantes Cabo-verdianos que anseiam a chegada a Portugal.

Agora, a três semanas do final desta missão, não dispensamos alegria nem diversão, não descuidamos responsabilidade da última formação e nem das caminhadas pela praia no fim do dia. De braços abertos para o que falta viver e de saudade que aperta pelos que mais amamos, vivemos as últimas aventuras por terras de Cabo Verde.
Equipa NDM Cabo Verde 2008 - S. Antão e S. Vicente
Joana Lopes, Fábio Santos, Paula Leite e Vanda Lacão

No comments: