Wednesday, September 3, 2008

Cabo Verde é Sabe!







Em pleno dia de chuva, finalmente sentamo-nos a escrever-vos. Chove como não se via há anos, com direito a trovões e a ribeiras que transportam para o mar aquilo que as montanhas, agora verdes, expelem.

Os dias têm sido agitados desde a nossa chegada, sempre com algo para fazer ou descobrir. Depois de uma primeira semana de viagens, descobertas, conhecimento de novas pessoas e muita diversão, pusemos mãos à obra e todas as manhãs e tardes, enquanto o Fábio e a Paula cuidavam das lides domésticas (isto de não ter frigorífico obriga-nos a ir diariamente às compras), a Vanda e a Joana estiveram com líderes associativos de várias zonas de Santo Antão a realizar a primeira formação do Projecto Nô Djunta Mon Cabo Verde 2008 – Formação em Metodologia de Projecto.

Depois desta primeira experiência de formação, que muito satisfez todos os envolvidos, sobretudo as formadoras, chegou a vez da Paula e do Fábio e da formação em Gestão de Pequenos Negócios. As 20 mulheres presentes, maioritariamente peixeiras, que participaram na formação, tornaram-se boas companheiras durante esta semana de trabalho, o que fez com a Paula e o Fábio tenham sentido que a sua missão foi cumprida. Desta vez, coube à Joana e à Vanda a árdua tarefa de garantir a paparoca, enquanto aproveitavam para fechar a semana anterior de formação e programar a próxima.

No meio de todo o trabalho ainda houve tempo para a diversão numa das festas da cidade, o Festival dos Curraletes, e para o passeio durante um fim-de-semana às zonas mais verdes de Santo Antão. Estivemos na Ribeira Grande e no Paul, onde fizemos longas caminhadas (uma delas no escuro), e nos perdemos entre bananeiras, mangueiras, canas-de-açúcar, inhame, entre outras iguarias desta terra de pontch de mel.

Na última semana deslocámo-nos até ao Tarrafal de Monte Trigo. Depois de 5 horas de solavancos e montanhas lunares, entre pedras e ravinas, esperava-nos uma formação em Associativismo Juvenil, muita hospitalidade, festas de baptizado, amigos, chuva, ausência de luz, paisagens de tirar o fôlego, um mar e um céu imensos, golfinhos e muita alegria. No final da semana as opiniões foram consensuais no grupo: no Tarrafal sentimo-nos em casa e vivemos algo que será um marco na vida de cada um de nós.

Agora é tempo de "arrumar a trouxa e zarpar" de Porto Novo, despedirmo-nos da cidade que nos acolheu durante o último mês e partir de coração aberto para o que se segue.

Nô t' oia na Salamansa!!!
Fábio, Joana, Paula e Vanda

4 comments:

Anonymous said...

Manera...Tud Dret?!
Estou contente por saber que tudo corre bem... que estão a descobrir a morabeza dessa terra!

Que Inveja!

Continuem...

***
mary

Anonymous said...

Olá Cabo Verde!
As vossa palavras trazem os sentidos dos projectos Nô Djunta Mon, e pelos vistos continuam a ter muuuuito valor!
Parabéns a todos, voluntários, ISU, parceiros, participantes etc!

Marta

Anonymous said...

Adoreigostava que fosse a arte-e-ponto.blogspot.com

nifty gay short stories said...

He ordered another drink, but this time she was not invited to drink with him. The bathroom was the only barrier Melvin and I had toprotect us from his boisterous play in his room.
young adult celebrity sex stories
hot preteen erotic sex stories
stories xxx young men older women
free ebony erotic stories
free incest father preteen daughter stories
He ordered another drink, but this time she was not invited to drink with him. The bathroom was the only barrier Melvin and I had toprotect us from his boisterous play in his room.